domingo, 26 de setembro de 2010

Egocentrismo

O pensamento que gira sempre ao redor do benefício próprio se torna cada vez mais frequente, é como se cada um determinasse um sol para o universo, fazendo com que o mundo passe a girar ao redor de suas vontades. O tão mascarado egocentrismo que na teoria faz tudo parecer correto, afinal quem vai se preocupar com seus problemas além de você mesmo ? Eu concordo e acho importante se preocupar com sua vida, problemas e conquistas, só discordo quando você, SÓ VOCÊ, se torna todas as suas preocupações. Só um aviso, você não vive sozinho e por mais independente que seja, você PRECISA das pessoas. E é melhor aceitar isso logo, antes que a vida mostre, dolorosamente, como somos dependentes. Dar valor aqueles que estão ao seu redor, reconhecer a importância do que fazem por você, se preocupar com as pessoas que você estima faz muita diferença e não dói, pelo contrário, te torna útil. E não mais um nome na lista de conhecidos que não acrescenta em nada a vida de ninguém. Talvez isso seja só um discurso de uma futura psicóloga que se preocupa com as pessoa, geralmente, mais do que com ela. Mas eu não defendo esse extremo, até mesmo porque sei como, muitas vezes, doí ser assim. Só argumento e defendo a procura pelo equilíbrio entre o "eu" e o "nós", o faço porque sei que muitas vezes é mais gratificante ajudar o outro, que a si mesmo. Quantas vezes você se sente perdido por não conseguir resolver seus problemas ? Ou sente-se inútil por mal dominar o rumo da própria vida ? Quando todos esses sentimentos aflorarem, procure olhar ao seu redor e verá que existem muitas pessoas se sentindo como você. E quando isso acontecer, saia da sua bolha e ajude alguém a obter o controle que você não tem, ajude alguém, nem que seja só ouvindo o que ela tem a dizer. Nem que seja só para dizer que você está aqui. Ajude, faça algo, que não seja para o seu ego, que eu garanto que esse sentimento de inutilidade vai desaparecer.

E na boa ? Acorda e vai estudar, ler um bom livro, para ver se você aprende que o mundo gira em torno do SOL e não de você.

Ôôôh bendito egocentrismo disfuncional.

2 comentários:

  1. ARRASOOOOOOOOOOOOOOOOOU BELLA, ADOREEI E CONCORDO PELNAMENTE COM VOCÊ! RS

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, egocentrismo é o que existe de sobra nesse mundo, e certamente é a última coisa da qual nós necessitamos.

    Ah, e a parte de estudar me fez rir ^^

    Novamente, belo texto, parabéns! :)

    ResponderExcluir